segunda-feira, 28 de abril de 2014

O GUARDADOR GANHA MATÉRIA NO MOCOCA 24H

Dia 7, Antonio Ventura lança O Guardador de Abismos no RJ
Cultura - 26/04/2014

O poeta e membro da Academia Riberopretana de Letras, Antonio Ventura (foto no destaque), lança o livro “O Guardador de Abismos”, sua mais nova obra, na quarta-feira, 7 de maio, a partir das 19h00, na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O poeta vai autografar os livros e falar com o público durante o lançamento.

Editado pela Topbooks, “O Guardador de Abismos” reúne cerca de 90 textos, entre crônicas, contos, poemas em prosa e prosa poética, em que o autor navega com mestria pelos meandros da palavra e linguagem.

“O criador que é lido” - No prefácio ao livro, Carlos Nejar, poeta, ficcionista, crítico e membro da Academia Brasileira de Letras, salienta: “Antonio Ventura não é um poeta a mais, entre tantos. Mas o criador que é lido, na medida em que lê o mundo. E inventar é ver por dentro do verso. E sua obra repete, porque inventa. Pensa imaginando. De catador de palavras, passou ao ofício de guardador de abismos. O primeiro movimento era de fora para dentro, agora é de dentro para fora. Antes plantou, agora aprofunda  e depura o que plantou. Afirma num fulgurante texto, um dos mais belos do livro: “Ainda hoje passarei por cima dos peixes”. O poeta, aqui pesca, molhando os pés dos signos. Nada é fácil, já que “o destino da nuvem é ser livre dentro de seus limites”. E o limite da nuvem é o voo. E o do voo, a leveza da palavra, a suficiente inocência de arrebatar da lei da gravidade. Amar é isso”.

“Comovente relato” – Já para o poeta, ensaísta, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin, “O guardador de abismos, de Antonio Ventura, é, no seu conjunto, um comovente relato dos encontros e desencontros de um homem com sua própria infância. As três partes da obra são atravessadas pelo mesmo sopro lírico, que transforma o poeta (ainda que em prosa) num ser tecido de água e vento. Na paisagem do passado, a imaginação líquida e gasosa de Ventura nos convida ao êxtase frente ao fluxo intérmino do pequeno rio, nos convoca à fruição auditiva e amorosa dos pingos da chuva no telhado, à contemplação das nuvens, sem esquecer o presente, traduzido nas vigorosas celebrações da amada, ou ainda o desencantado olhar ao futuro, num lamento em surdina diante das coisas que escapam a nosso controle e desejo”. 

“Após o belo O catador de palavras (2011), O guardador de abismos é confirmação do talento – em verso & prosa – de Antonio Ventura”, enfatiza Secchin.

Lançamentos em São Paulo, Ribeirão Preto e Mococa – Em fase de agendamento, Antonio Ventura lançará “O Guardador de Abismos” também em São Paulo, Ribeirão Preto e Mococa.

Sobre Antonio Ventura – Antonio Ventura é membro da Academia Riberopretana de Letras e é oriundo da “geração mimeógrafo” dos anos 1970, fenômeno sociocultural que aconteceu após a Tropicália e que buscava meios alternativos para difusão cultural em plena ditadura, época em que viveu no Rio de Janeiro e vendia seus poemas no Teatro Ipanema, publicando-os nas revistas “Rolling Stone” e “Vozes”.

Radicado há mais de 10 anos em Mococa, Antonio Ventura, natural de Ribeirão Preto, é juiz aposentado, fundador e presidente do Grupo Início (que reúne escritores e poetas da cidade de Mococa), coordenador da União Brasileira de Escritores em Mococa e foi diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura local. Ganhador do prêmio Governador do Estado de Conto e Poesia, da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, foi crítico de cinema e teatro na revista “Bondinho”.

Em 2011, publicou o livro de poesias “O Catador de Palavras” pela Topbooks, que foi bem recebido pela crítica.

Serviço – A Livraria da Travessa fica na Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.