quinta-feira, 7 de agosto de 2014

VENTURA E TONINHO NO MOCOCA 24h


Pai e filho lançam poesia na Flip, em Paraty
  
Cultura - 06/08/2014

O poeta e membro da Academia Riberopretana de Letras, Antonio Ventura, e o seu filho, Antonio Perucello Ventura, lançaram neste sábado, 2, em Paraty, no Circuito Off Flip das Letras, os seus livros “O Guardador de Abismos” e “Toninho, o poeta A-Ventura”, respectivamente.

Dezenas de pessoas prestigiaram o lançamento dos autores mocoquenses e foram anotadas as presenças do cineasta, produtor e roteirista, Maurice Capovilla (“O Bandido da Luz Vermelha”, “Harmada”, “O Jogo da Vida”, “O Boi Misterioso e o Vaqueiro Menino”), de Lia Capovilla e Domingos M. Oliveira; da atriz global, Katia D’Angelo;  dos escritores Everaldo Soares, Floriana Breyer, Thiago Pires, Carlos Borges de Lima e Mariza Baur; do artista plástico e cenógrafo Marcos Irine (ilustrador dos livros “Toninho, o poeta A-Ventura” e “O Guardador de Abismos”) e da produtora da Off Flip das Letras, Luiza Farias.

Também marcaram presença na noite de autógrafos, as jornalistas Flávia Villela, da Agência Brasil, e Paola Fajoni, da g1.globo.com.

O evento literário aconteceu na Câmara de Vereadores de Paraty.

Mesa redonda de poesia - Na quinta-feira, 31, os poetas mocoquenses participaram de mesa redonda sobre poesia comandada por Flávio de Araújo.


O evento cultural foi no Camoka Botequim, na Praça da Bandeira, em Paraty, e fez parte da programação do Off Flip das Letras, circuito paralelo da Feira Literária Internacional de Paraty.

Talento precoce de Toninho chama a atenção – A paixão de Toninho por Dante Alighieri e Miguel de Cervantes fez a jornalista Flávia Vilella, da Agência Brasil, fazer a seguinte reportagem com o jovem talento:

“Aos 6 anos, Antonio Perucello Ventura, ou Toninho, como é chamado pela família e pelos amigos, conheceu o inferno, o purgatório e o paraíso de Dante Alighieri pelas mais de 400 páginas do clássico italiano A Divina Comédia. As obras-primas Don Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, e Vinte Mil Léguas Submarinas, do francês Júlio Verne, foram "devoradas" logo depois.

Hoje com 10 anos, Toninho saiu de Mococa, interior de São Paulo, para lançar o primeiro livro de poesias no circuito paralelo da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no litoral sul fluminense, que chega ao quinto e último dia neste domingo (3). Dos quase 30 poemas que criou, 12 foram selecionados para o primeiro trabalho, intitulado Toninho, o Poeta A-Ventura. O primeiro poema do livro, ele compôs aos 5 anos.

“O Autor  diz poemas que são cisnes maravilhosos que vivem no lago. Felizes”, declamou o menino. “É curtinho, pois foi o primeiro que fiz, e era muito novo”, justificou.

De todos os livros que leu, seus preferidos são poema épico Odisseia, do grego Homero, e Frankenstein, da inglesa Mary Shelley. “Frankenstein, porque gosto dessa matéria do homem tentando descobrir os segredos da vida pós-morte, e Odisseia, porque sou apaixonado por mitologia”, ressaltou Toninho.
 O pai do menino poeta, Antônio Ventura, que também é poeta, lançou na Flip o segundo livro simultaneamente ao do filho neste fim de semana, O Guardador de Abismos. Ventura disse que ele e a mulher incentivaram o hábito da leitura em casa desde muito cedo.  “Sempre que dávamos um brinquedo, dávamos um livro também. Então, ele [Toninho] começou a escrever naturalmente.”

O gosto precoce pelos clássicos e o lançamento de um livro não é motivo de alarde para Toninho. “Para mim, é normal, parte do dia a dia. Gosto de escrever, porque, quando leio um livro, sinto que faço parte da história. Então, desejei que as pessoas se sentissem parte de uma história que eu mesmo fiz. É isso que motiva a escrever.”

Pela primeira vez na Flip, o escritor mirim adiantou que já tem o nome do próximo livro e pensa em voltar à feira literária. “Ainda é um esboço, mas pensei em Para as Montanhas do Amanhã. Quero escrever muitas histórias e poemas”, informou, animado”.

Toninho na “Folhinha de S. Paulo” - A precocidade nas letras e o talento de Toninho também chamaram a atenção da Folha de S. Paulo, que, na quarta-feira, 30, publicou reportagem no suplemento infantil “Folhinha”. Confira: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/07/1493025-garoto-de-10-anos-lanca-livro-de-poemas-na-flip-leia-entrevista.shtml)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.