quarta-feira, 13 de maio de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO "A NAVEGANTE", DE DÉBORA VENTURA, GANHA REPORTAGEM NO MOCOCA 24h

http://mococa24horas.com.br/noticias/det/1271/debora-ventura-lanca-primeiro-livro-no-rio-de-janeiroAcesse a publicação original

Débora Ventura lança primeiro livro no Rio de Janeiro

A poeta mocoquense, Débora Ventura, lançou na terça-feira, 5, na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro, seu primeiro livro de poesias, “A Navegante”, em concorrida noite de autógrafos (foto; poetas Toninho e Antonio Ventura; Nélida Piñon; Débora; e Antonio Carlos Secchin).

O evento teve a presença dos membros da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon e Antonio Carlos Sechin; do poeta e ensaísta, Adriano Espínola; de Domingos M. Oliveira, diretor da “Folha do Litoral”, de Paraty/RJ, e da “Off Flip 2015”; de Luiza Farias, produtora da “Off Flip”; do artista plástico goiano, Marcos Irine; do editor da Toopbooks, José Mário Pereira; do advogado, Carlos Gomes de Figueiredo Neto, e família; dentre outros (confira fotos; Galeria de Fotos).

Publicado pela Topbooks, “A Navegante” reúne 40 poemas escritos pela poeta mocoquense entre os anos 2000 e 2014. Apesar de ser o primeiro livro da poeta, Débora Ventura já teve poemas publicados em diversas antologias.

A capa do livro é da artista plástica Tânia Jorge e os poemas foram ilustrados pelo artista plástico goiano, Marcos Irine.

Prefácio de Antonio Carlos Secchin e apresentação de Carlos Nejar - O livro de estreia de Débora Ventura tem prefácio do poeta, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Carlos Secchin, que salientou "marcas de um olhar e de uma voz peculiares" em “A Navegante”.

"Aos náuticos, o navegar é preciso, porque reto e certeiro. Movido por ventos inesperados, que este A navegante conduza o leitor para um onde não previsto pelos mapas, em que o brado enérgico diz 'poesia à vista'”, alertou o professor e mestre em literatura brasileira da UFRJ, Marcos Pasche.


“Pega as coisas pela mão da palavra, como a poesia quer” – Já na apresentação do livro, o premiado poeta, ficcionista, crítico e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar, fez a seguinte análise da poeta mocoquense:  “A descoberta de uma verdadeira poeta é descoberta de estranho e habitável mundo. Porque mundo é o que sai do poema, e mais: de uma amiga do vento. É simples como a água e o pão, e sacia a sede e alimenta; por sermos ávidos do que é simples, límpido e permanente, como o movimento da vida.

Assim é este livro da Débora, que pode ser a Débora bíblica, pelo senso de realidade, e é de Débora Ventura, que pega as coisas pela mão da palavra, como a poesia quer. O verso intenso com textura de orvalho. Não pensa o verso; o verso é que a pensa. É genuína como Cora Coralina, de Goiás, e Cora Torres, de Vento de Altura, no Rio Grande do Sul.

Poesia que é feminina, substantiva, suave, com limpo horizonte e coragem para “o poema desfazer-se inteiro diante do espelho”. No dizer de Jean Cocteau, “os espelhos preferem refletir um pouco antes de reenviar as imagens”. E o espelho de sua imaginação cintila no falar das metáforas. Poeta de mão verdadeira que cresce a semente; ou tem segredos na prateleira dos símbolos, com o dia vindo pela janela.

Sim, Débora é surpreendente, e possui “o pensamento escorrendo pelas arestas do osso”. Há um osso de verdade nas imagens claras como nuvens que se sucedem – e que o leitor vai reconhecer, por ter voz própria, voz generosa de fonte, voz que precisa ser ouvida e que não guarda pedra, por se “guardar humana”.

Não somente porque “viver é preciso”, mas também o ato de “continuar é preciso”. Não carece de vocábulos exatos, carece de entrega ao ser amado. Tecendo sua juventude, desenhando o sol, a casa ou árvore, sem deixar de contar, fio a fio, a existência. Sim, esta poesia necessita de sol e margem e sabe conduzir o leitor, tocando sua alma. Com tal mistério, não pede explicação; como o “sono da noite”, que abraça a cidade, o medo.

E é o mencionado Jean Cocteau quem afirma que se “reconhece um poeta não pelo estilo, mas pelo olhar”. E o olhar de Débora Ventura é cristalino. Ou, no parecer de Mário Quintana, “o poeta é uma voz reconhecível dentre as outras” – como sucede neste livro. E, ao ver que “a vida é efêmera”, capta o instante para eternizá-lo. Já que a poesia encaixa apenas na luz”.

Lançamentos em Mococa, Ribeirão Preto e Paraty – A poeta Débora Ventura já prepara lançamentos de “A Navegante” em Mococa;Ribeirão Preto; e Paraty/RJ, na "Off Flip".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.