terça-feira, 14 de abril de 2015

ENFIM REGISTRA, EM MATÉRIA DE PÁGINA INTEIRA, A PARTICIPAÇÃO DOS ESCRITORES ANTONIO VENTURA E MENALTON BRAFF NA ANTOLOGIA UBE 2015


Transcrevemos, a seguir, o texto publicado pelo jornal ENFIM. 

Ventura e Menalton participam, como autores, do lançamento da “Antologia da UBE”

Em noite festiva, em 23 de março passado, nas dependências da Academia Paulista de Letras, com a presença de escritores e autoridades convidadas, aconteceu o lançamento da Antologia da União Brasileira de Escritores (UBE) com a participação de autores de todo o Brasil, em especial um grupo de autores ribeirão-pretanos no qual sobressaem o poeta Antonio Ventura e o escritor Menalton Braff. Da comitiva de Ribeirão Preto participante desse evento encontravam-se os autores Antonio Ventura, Débora Soares Perucello Ventura, Menalton Braff, Mara Senna, Eliane Ratier e Regina Baptista, ao lado do presidente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes e do jornalista José Fernando Chiavenato.
Na solenidade de apresentação dessa antologia – prestigiando 75 autores nos gêneros poesia, conto e crônica - deu-se a posse da Nova Diretoria da UBE, tendo como novo Presidente Durval de Noronha Goyos Jr., escritor e advogado; Goyos recebeu o caro do ex-presidente Joaquim Maria Botelho, escritor e jornalista, responsável por uma excelente gestão à frente daquela entidade.

Clique no link abaixo para ler o poema do Ventura que integra a Antologia UBE.


A Balada do Rei e o Menino*
Enfim reproduz o poema A balada do Rei e o menino, do poeta
Antonio Ventura, , selecionado para a Antologia da UBE:
As noites do rei estão repletas de mortos
em valas fundas e coletivas
no negro frio da noite, da floresta.
Eu não, eu pássaro, eu menino.
Os dias do rei são de espertezas, traições,
ciladas, facas traiçoeiras, de repente.
O sangue ao sabor de simples vento.
O sangue do homem vampiro
escorrendo do pescoço da vítima desavisada.
Eu não, eu pássaro, eu menino.
Nas noites do rei não só o horror da morte
mas da carnificina, povoam seus sonhos,
sua consciência e não encontra vento
nem ar, na densa floresta de abutres.
Eu não, eu pássaro, eu menino.
Mas o rei dorme feliz, porque ele é o rei,
é a faca que sangra, o tiro certeiro
na pureza de Maria, no seio de Maria,
e nos filhos sem pais e sem Maria.
Eu não, eu pássaro, eu menino.
Deixe que o rei manche de sangue sua espada
mate as criancinhas e as crianças e os meninos.
Usurpe da coroa nem de prata mas de lata.
Deixe que o rei deite em leito com seus fantasmas
deixe que o rei durma com seus mortos
pois morto, morto, um dia será o rei posto.
Eu não, eu pássaro, eu menino.

Antonio Ventura

*(Este poema encontra-se no livro O catador de palavras e na Antologia UBE 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.