sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

AINDA O TEMPO DA INOCÊNCIA

Este poema integra o livro "O guardador de abismos, de Antonio Ventura.

Escrever qualquer coisa, mas escrever. Não importa se a tarde é cinza, mas se preciso for, falar sobre a tarde cinza, de ventilador no teto, de criança tomando banho. Importante é escrever, sem pensar em nada, apenas cantar a mulher que na tarde dá banho na criança. Escrever, não apenas sobre a rosa e sobre o amor, mas também sobre o amor e sobre a rosa e sobre a noite que logo cairá sobre o mundo e sobre as coisas que existem dentro do tempo e do espaço. Ah, quero cantar, minha bela, porque há muito que não canto, apenas tenho ficado no canto, qual anjo torto. Maroto e roto como menino torto, mas roto de alegrias que ainda ressoam na memória das alegrias que se foram e ficaram impregnadas de tempo de quintais, de pomar e de laranjeiras. Pomar, minha bela. Cheio de frutas e insetos. E borboletas, ah, como amei as pequenas borboletas brancas, azuis e amarelas, quando houve o tempo das borboletas.
            E havia uma estrada de ferro que passava nos fundos da cidade onde habitavam as borboletas em bando, sobre a folhagem verde que quero verde os campos de meu pai. Pai! Onde estão teus olhos tristes? Teus olhos que um dia viram a chuva? Ah, pai, onde estás? Queria que estivesses perto de mim, menino ainda entre borboletas! Ah, pai, tenho medo do homem do saco, que está sempre nas esquinas para levar os meninos levados! E eu fui arteiro, meu pai, por isso me protege do homem do saco. Este teu menino amou demais e buscou no horizonte as espumas do mar inacessível! Este menino que sempre quis brincar, até com a morte, carregando em seus braços o escudo do sol. O escudo da claridade das manhãs, quando os meninos não têm morte, quando os meninos ainda correm atrás dos pássaros e das borboletas amarelas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.