domingo, 14 de setembro de 2014

PARTO

* POEMA PUBLICADO NO LIVRO "
O GUARDADOR DE ABISMOS".
Para José Mario Pereira

       As palavras aparecem mágicas, no momento preciso de seu parto. No segundo mágico de seu parto. Na hora exata de seu parto. No momento único de nascença. Não sabemos exatamente de onde vêm as palavras, símbolos da noite indormida. Uma música vem ao longe, vem perto. O ventilador no teto é uma parábola, símbolo da vontade da matéria que gira e venta como as brisas que ventavam em minhas manhãs de criança correndo ao vento igual às árvores que ventavam ao som das folhas verdes. Ah, como amo as palavras que nunca foram minhas, assim como nunca foram meus os ventos e o sol e a chuva e as brisas! Ah, houve um momento em que acreditei que as palavras fossem minhas. Eu dizia: sol!, e pensava que a palavra sol fosse minha, embora eu possa cultivar a vaidade de dizer que numa tarde eu vi o pôr do sol, palavra que não era minha mas que estava no horizonte vermelho o pôr do sol ao cair da tarde. Ah, cultivei a doce vaidade em dizer que um dia fui criança e vi o rio que passava no fundo de minha aldeia e vi o sol que nascia todo dia atrás das bananeiras e então pensei que o sol fosse uma coisa mágica igual à palavra sol. Depois tive a vaidade de ver a palavra sol, quando tinha sol, e a palavra lua quando tinha lua, e chuva, quando chovia. Ah, as palavras aparecem mágicas, no momento preciso de seu parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.