sexta-feira, 27 de junho de 2014

O GUARDADOR DE ABISMOS GANHA RESENHA NO SITE "VERDES TRIGOS"

Acesse a publicação original

Lançamento: “O guardador de abismos”, do poeta Antonio Ventura

Antonio Ventura, poeta marginal da Geração 70, rompe, no seu novo livro, com os limites do poema, do conto, da prosa, tramando um diálogo lírico e pessoal entre estes gêneros, escancarando toda a poesia dos abismos pelos quais transitou e transita desde a infância. O guardador de abismos  tem uma poesia que dói, tamanha a beleza das imagens e intensidade do desnudamento realizado pelo poeta.
Ao longo do livro, Antonio Ventura apresenta poemas em homenagem a grandes escritores e poetas como Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Antonio Carlos Secchin, Carlos Nejar, Ivan Junqueira, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Mário Chamie, Adriano Espínola, e também a seus filhos e a sua mulher, Débora.
Carlos Nejar diz que o poeta “de catador de palavras, passou ao ofício de guardador de abismos”, e que “o primeiro movimento era de fora para dentro”, referindo-se ao O catador de palavras, seu livro de 2011, e que “agora é de dentro para fora. Antes plantou, agora aprofunda e depura o que plantou”. Nejar ainda diz que “Antonio Ventura, ao guardar no cofre dos símbolos, o abismo que somos, não só relata a nossa transitoriedade, como utiliza os instrumentos capazes de durar.”

O guardador de abismos é a reunião de vários textos poéticos de Ventura, conjunto e partes sobre as quais Antonio Carlos Secchin escreveu: “As três partes da obra são atravessadas pelo mesmo sopro lírico, que transforma o poeta (ainda que em prosa) num ser tecido de água e vento.” Água e vento, estrela e amor, e os abismos revelam a natureza de sua poesia ao mesmo tempo em que ornamentam as imagens do mergulho que o poeta faz ao longo do livro.
Secchin diz que “após o belo O catador de palavras (2011), O guardador de abismos  é confirmação do talento – em verso & prosa – de Antonio Ventura”. “Algumas imagens se reiteram, se desdobram, se espessam, na trama obsessiva de um escritor que trabalha na fronteira entre os gêneros, ou que se esmera em torná-los reciprocamente permeáveis. Impossível compartimentar o que seria estritamente “crônica”, “conto”, “poema em prosa” e “prosa poética” num conjunto em que vários textos se compõem exatamente no esgarçamento dessas categorias. Preferimos falar em “reverberações líricas” para traduzir a atitude de Ventura.”

LANÇAMENTO EM SÃO PAULO
Data e Hora: Terça-feira, 12 de agosto às 18h
Livraria Cultura – Av. Paulista
Lançamento do livro: O guardador de abismos
Autor: Antonio Ventura
Editora: Topbooks
Preço de Capa: R$ 39,00

ISBN – 978-85-7475-231-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.