segunda-feira, 29 de abril de 2013

UM DOS VENCEDORES DO SORTEIO COMENTA O CATADOR DE PALAVRAS


No último sábado, dia 27/04, tive um encontro com a literatura. Mais precisamente a poesia. Mas foi um desses encontros não marcados, furtivos. E por isso mesmo, mais especial. Falo do prazer que tive de receber e ler (mesmo que ainda pouco) o livro O catador de palavras, de Antonio Ventura.

Agradou-me, primeiramente, o nome do livro e também o do autor, visto que o Antonio, do Ventura, também é sem acento, igual ao meu (risos). 

Entre os afazeres do dia, encontrei o tempo necessário para iniciar a leitura. E como, na nota do autor, ele diz que a obra “pode ser lida do começo ao fim, ou pode-se começar de qualquer parte”, decidi de olhos fechados abrir na página da sorte e encontrei na página 31, Ponte, onde o amor toma todo o espaço em três estrofes. Foi apenas o início da constatação de que seria (e será) uma agradável e admirável leitura pela poesia de toda uma vida.

No meu acervo particular, há autores famosos e anônimos. Mas o anonimato se faz apenas para a grande mídia. Pois quando os versos de um poeta inundam nossa consciência e nos fazem sentir a emoção por palavras, anônimos e famosos dividem o mesmo lugar, aquele onde se guarda respeito e admiração.

Há muitos poemas no livro que me inspiram e me fazem planejar algumas linhas. Entre eles eu cito: Limites (página 30), Lavra Palavra (página 273), Pastor de Nuvens (página 245) e O catador de palavras (página 115).  

Embora não seja de fato um principiante, a poesia ainda é um mistério que tem se revelado aos poucos. Mas lendo ou esboçando versos, ela nos torna maiores. Na primeira ação, pelo entendimento da arte literária; na segunda, pela criação.  
Parabéns ao autor e muito obrigado pelo presente, o meu primeiro livro de 2013. Termino esse breve comentário com os versos de Limites.

Estou dentro dos limites da poesia
com uma cerca em volta
e eu dentro dos limites

como um animal iluminado
da cabeça aos pés
que de tão terrível
não pode dizer o seu nome.

Antonio Sodré
Um dos vencedores do sorteio de exemplares do livro “O catador de palavras” realizado no dia 6 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.