domingo, 1 de julho de 2012

O CATADOR DISPUTA O JABUTI

O Catador de Palavras, de Antonio Ventura,
 concorre ao Prêmio Jabuti                  Acesse a publicação original

"O Catador de Palavras", livro do poeta mocoquense Antonio Ventura, está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2012 em três categorias, Poesia, Capa e Ilustração. Editado pela Topbooks, "O Catador de Palavras" é um registro de parte da produção poética de Antonio Ventura, que é oriundo da "geração mimeógrafo" dos anos 1970, fenômeno sociocultural que aconteceu após a Tropicália e que buscava meios alternativos para difusão cultural em plena ditadura, publicando-os nas revistas "Rolling Stone" e "Vozes".
Festejada pela crítica, a obra recebeu de Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras, a seguinte avaliação: “Mas, como Rimbaud, ‘sentou a beleza nos seus joelhos’ e é inevitavelmente poeta, caudaloso, irreverente, com acento surrealista. Observou alguém que a biografia de um poeta é seu canto. E este poeta que traz Ventura consigo, como quem traz a poesia, revela na explosão de ritmos um sotaque pessoal. Embora caminhe dentro de uma tradição — a de ‘ser absolutamente moderno’, mantém inalienável entonação, a marca do que carrega o fogo de quem se sabe ‘catador de palavras’. E o humilde ato de apanhá-las carece de um poder que as retira do estado de silêncio”.
O livro tem ilustrações de Carlos Alberto Paladini, Francisco Amêndola, Tânia Jorge e do autor, e capa de Mirian Lerner.


Prêmio Jabuti - Premiando há mais de 50 anos os maiores talentos do livro brasileiro, o Prêmio Jabuti  é o mais prestigiado prêmio literário do Brasil e, segundo a entidade organizadora, a Câmara Brasileira do Livro, "é uma distinção que dá aos vencedores o lastro da comunidade intelectual brasileira, além do reconhecimento a todos aqueles que trabalham com livro". 
Antonio Ventura é um dos representantes da região na disputa pelo prestigiado Prêmio da Câmara Brasileira do Livro, que está em sua 54ª edição, e que em 2011 premiou Ferreira Gullar (categoria Poesia, "Em alguma parte alguma"), Laurentino Gomes (categoria Reportagem, "1822"), Dalton Trevisan (categoria Contos e Crônicas, "Desgracida"), José Castello (categoria Romance, "Ribamar"), entre outros.

Sobre Antonio Ventura – Radicado há mais de 10 anos em Mococa, Antonio Ventura, cidadão mocoquense e natural de Ribeirão Preto, é juiz aposentado, fundador e presidente do Grupo Início (que reúne escritores e poetas da cidade de Mococa), coordenador da União Brasileira de Escritores em Mococa e foi diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura local. Ganhador do prêmio Governador do Estado de Conto e Poesia, da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, foi crítico de cinema e teatro na revista “Bondinho”. (Fotos: divulgação e CBL/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.