Da beleza

Em nome da beleza

Por Antonio Carlos Secchin

Antonio Ventura e Antonio Carlos Secchin 
Sumo e súmula de uma vida, O catador de palavras, de Antonio Ventura, apresenta o reencontro de um homem consigo próprio, na sua mais intensa vocação: para além de um "catador", um transfigurador de palavras. Ariscas, elas se deslocam do terreno da fala cotidiana para ressurgirem no espaço instável do poema –  onde tudo se arrisca, em nome da beleza.

Enquanto quase todos seus colegas de geração  –  a da "poesia marginal"  – celebravam o precário, Ventura, dissonantemente, como atesta o título de um seu livro, efetuava a Reivindicação da eternidade.  No compasso de um discurso abastecido em lições rimbaudianas, desafiadoramente proclamava: "Eu sou um deus que canta entre os rochedos". Noutro passo, todavia, a voz de Ventura se contrapunha a uma das mais famosas lições do vate francês: "Como é fabuloso ser eu, e não o outro".

Há um fio condutor, vazado em formas e temas diversificados, a perpassar a obra de Antonio. Se acatarmos sua sugestão de percorrer o livro como um romance, divisaremos um mesmo personagem, envolvido embora em situações existenciais diversas. Ventura, apoiando-se principalmente na prática do verso longo e no fluxo irreprimível de imagens, conforme se lê em "Insólito" e no belo "Divino Narciso", assinala o tempo todo uma urgência de vida a alimentar sua poesia. Assim, os dados biográficos nele se afiguram fundamentais, desde que, é claro, seus impactos estejam moldados pelo rigor da consciência criadora.

O poeta-andarilho, numa viagem iniciada em Ribeirão Preto, com escala no Rio de Janeiro, constrói e oferta neste livro sua morada mais sólida. No ponto de partida do adolescente ou na estação de desembarque do adulto, a mesma transbordante celebração da poesia.

*da Academia Brasileira de Letras


3 comentários:

  1. So posso seguir se for pelo Twitter?
    Eu nao uso,so Blogger.
    Como eu faço para concorrer?
    Adoraria ganhar este exemplar,deve ser magnifico
    :D
    Aguardo contato.!

    ResponderExcluir
  2. Quando falamos em seguir, nos referimos ao blog. Procure, na barra lateral esquerda, lá embaixo, a palavra seguidores. Logo abaixo tem escrito: participar deste blog. Clique aí e siga as instruções.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.